Faça uma cotação. Retornaremos dentro de poucos minutos.

Trabalhamos 24×7. Temos uma equipe sempre disposta a cumprir todo e qualquer prazo estipulado.

Finep faz acordo para traduzir política chinesa

escrita_chinesa_gr

Ciente de que o crescimento da China afeta diretamente o PIB do Brasil e que há uma integração comercial real e crescente entre os dois países, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinou, em agosto, um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Estudos Brasil-China (Ibrach). O principal objetivo é mapear as políticas públicas de inovação da China e verificar como essas experiências podem ser inseridas no cenário nacional. O acordo ajudará ainda a Finep a entender como agem os chineses em termos de inovação, além de identificar em que momento a China concorre com o Brasil e onde estão as oportunidades de cooperação entre empresas e universidades dos dois países.

Rodrigo Fonseca, diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da entidade, diz que a importância desse acordo é colocar a Finep no centro do debate sobre o futuro do mundo, já que a China é o principal parceiro comercial do Brasil, além de ser o país que ganha mais relevância internacional na atualidade. Na prática, o primeiro desdobramento do acordo foi a definição de uma agenda de pesquisas e encontros relevantes para a Finep.

“A China é o maior exportador de semicondutores do mundo. Mas é também o maior importador, e a preocupação deles com esse tema é enorme. Não conhecemos as políticas públicas dos chineses na área de semicondutores, e é fundamental entendê-las. A Finep já definiu como uma das prioridades nesse acordo mapear as políticas públicas da China de microeletrônica, tema de peso relevante na balança comercial dos dois países”, detalha Fonseca.

O mapeamento das políticas públicas da China em inovação vai ajudar a Finep a priorizar investimentos em projetos desenvolvidos no Brasil para que o país tenha vantagem competitiva no cenário internacional. Fonseca observa que os chineses são seletivos e inteligentes na abertura do mercado deles, pois só incentivam a flexibilidade quando ela é capaz de beneficiar o país.

“Um acordo como esse pode mostrar para o Brasil como eles agem, como são as políticas da China e como se dão as escolhas dos chineses para proteger o país. Isso nos ajudará a qualificar a participação do Brasil na concorrência internacional”, afirma Fonseca.

Para o diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Finep, é necessário qualificar o diálogo com China. Ele afirma que só o fato de os integrantes do Ibrach, que reúne pesquisadores, gestores, diplomatas e especialistas em relações internacionais, poderem traduzir o que acontece na China já valeria o acordo.

Organização sem fins lucrativos dedicada à formação, pesquisa e debate sobre as estratégias de desenvolvimento da China contemporânea, o Ibrach foi criado em 2011. O instituto tem ainda a missão de desvendar o papel da China na governança internacional.

Fonte: Portos&Navios, com informações do Valor Econômico (escrita por Suzana Liskauskas)

Autor

Pablo Batista

Pablo Batista

O trabalho de escritor exige disciplina, criatividade e conhecimento. Veja como construir sua carreira para aumentar as chances de sucesso no mercado!

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

News

Por que as pessoas escrevem tão mal?

A explicação mais popular é que a prosa opaca é uma escolha deliberada. Burocratas insistem em fazer uso de jargões para cobrir sua anatomia. Escritores

News

Dia do Tradutor – 30 de setembro

Ontem, 30, foi celebrado mundialmente o Dia do Tradutor. A data é também uma homenagem a São Jerônimo, Santo padroeiro dos tradutores e grande intelectual

Enviar orçamento

Temos um local específico para você se tornar nosso cliente!

Orçamento

Faça uma cotação conosco. Retornaremos dentro de poucos minutos.

Dúvidas

Envie sua(s) dúvida(s) para que nossa equipe possa responder a você.

Sugestões

Estamos sempre em constante evolução. Envie seu feedback, ele é muito importante para nós.

Suporte

Temos uma equipe pronta para ajudá-lo. Entraremos em contato o mais breve possível.

Endereço

Rua Dr Yojiro Takaoka, 4.384 – Alphaville 06541-038 – Santana de Parnaíba – SP

Atendimento

2a à 6a feira das 8h às 18h Sábados, domingos e feriados via e-mail ou whatsapp

Contato

Fixo: +55 11 4153-1506
Whatsapp: +55 11 99948-6881
[email protected]

Redes sociais

Martinelli Translations | Todos os direitos reservados - © 2018​